sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aneurisma: uma doença silenciosa

Aneurisma: a suposta doença de Chiara pode ser detectada por uma tomografia
Foto: João Miguel Júnior / Divulgação Rede Globo
A suposta doença de Chiara (Helena Ranaldi), em "Fina Estampa", tem gerado muita curiosidade sobre o aneurisma. Mal que atinge entre 6 e 9% das pessoas no mundo, é uma dilatação anormal de uma artéria do corpo, principalmente no cérebro e no coração, e quase não apresenta sintomas antes de estourar.

"Em alguns casos, a dilatação nunca se rompe, mas sempre é preciso operar um aneurisma, porque seu rompimento causa dores, hemorragia interna e pode levar à morte antes mesmo de se chegar ao hospital", alerta Mirto Prandini, neurocirurgião e chefe do departamento de neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tire suas dúvidas:

Quem corre risco?

Mulheres, fumantes, hipertensos e pessoas com histórico de aneurisma na família são os grupos de risco. Algumas pessoas já nascem com o problema, mas a maior incidência está na faixa dos 50 anos.

Há sequelas?

Em operações preventivas, o risco é de apenas 1%. Já se a hemorragia tiver começado, o risco sobe para 30%. Problemas motores, deficiências de fala e visão e perda de memória são algumas das sequelas.

O problema volta?

No mesmo aneurisma, não, mas 3 em cada 10 pacientes têm mais de um aneurisma no corpo. Ou seja, ele pode surgir em outras artérias. Quem já teve ou está no grupo de risco deve ir ao neurologista regularmente.

Fonte: M de Mulher

3 comentários:

  1. Com saúde todo cuidado é pouco. Doenças como essa chegam sem alarde e vale o checkup anual (pelo menos) pra garantir vida longa sem dores de cabeça.


    Beijocas!
    Beauty Drops.NET
    http://beautydrops.net

    ResponderExcluir
  2. Lindona acabei de conhecer seu blog e amei, vou vir sempre aqui, parabéns seus posts são ótimos, me visita também e se curtir segue: http://mundofemmelove.blogspot.com/
    bjokas gliterinadas Rubia Náu

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe teve aneurisma, e rompeu já no hospital.
    Faz mais de um ano que aconteceu, e ela ainda continua com dificuldade na locomoção e na fala. :/
    Ela conseguiu descobrir a tempo de não acontecer nada pior. Garças a Deus ela está com a gente e melhorando a cada dia. :)

    Beijos!
    http://anandamno.blogspot.com/

    ResponderExcluir